CLIMA

El Niño será mais forte em 2024?

No Brasil, além das ondas de calor e elevação das temperaturas, o El Niño pode provocar alteração no regime de chuvas

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que o ano de 2024 será ainda mais quente do que 2023, devido às mudanças climáticas em curso e à persistência do fenômeno El Niño, que causa o aquecimento das águas do Pacífico e deve se prolongar até meados do próximo ano.

No ano de 2023, observou-se o estabelecimento de novos recordes de temperatura em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil, durante as ondas de calor registradas. O relatório mais recente da OMM, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), destaca que esses eventos marcam o início do colapso climático. Com a previsão de dissipação do El Niño entre abril e junho de 2024, é provável a ocorrência de novas ondas de calor.

O diretor-geral da OMM, Petteri Taalas, assinou o relatório que aponta o aquecimento global como o principal responsável pelo aumento das temperaturas. No entanto, ele destaca que o El Niño também exerce impacto na temperatura global, especialmente no ano subsequente à sua formação, como é o caso de 2024.

Leia mais sobre esse assunto em https://www.agrimidia.com.br/clima/el-nino-sera-mais-forte-em-2024/ © 2024. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Deixe seu Comentário